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Especialidades

ESPECIALIDADES ESCOTEIRAS


O que é uma Especialidade?


Um especialidade é um conhecimento ou uma habilidade particular que se possui sobre um determinado tema.
Dispor de tempo, estudar muito e dedicar-se com afinco são condições necessárias para que alguém se torne um especialista. Mas quase sempre existe um ponto de partida, geralmente uma pessoa ou um conjunto de circunstâncias, que nos estimulam numa determinada direção.


As Especialidades que propomos a você pretendem ser esse ponto de partida, estimulando a obtenção e o exercício de habilidades em torno de um ponto específico, ajudando-o a desenvolver novas aptidões, motivando a exploração de novos interesses e, como consequência, ajudando-o a se tornar uma pessoa melhor preparada para enfrentar a vida.


Na realidade, a conquista de uma Especialidade não faz de você um especialista, até porque estamos mais interessados no esforço que você desenvolve para conquistar uma Especialidade do que nos conhecimentos e habilidades que você adquire; mas pode ser um bom começo.


Você poderá ter contato com os mais variados temas para, mais tarde, eleger aquele em que você efetivamente vai querer se especializar, que sabe até definindo sua futura profissão.


"As Especialidades são voluntárias, individuais e se desenvolvem de modo flexível"


No movimento Escoteiro, os jovens são incentivados a desenvolver e conquistar Especialidades, mas a decisão de fazê-lo é inteiramente voluntária.
Você decide se quer conquistar Especialidades, da mesma forma como você também decide qual é o melhor momento para fazê-lo. Você também é quem decide que Especialidades você quer conquistar. Aqui você verá uma série bastante grande de sugestões e idéias para a conquista de Especialidades, mas nada impede que você tenha outros interesses ou aptidões, que não estejam incluidas nesta relação.


As Especialidades devem ser desenvolvidas individualmente, embora nada impeça que você e mais um pequeno grupo de amigos (ou, até mesmo, toda a sua Matilha ou Patrulha), tenham um interesse comum e, por isso, decidam conquistar, ao mesmo tempo, uma determinada Especialidade.


Dependendo do tema escolhido e de sua complexidade, dos seus conhecimentos anteriores sobre o assunto, da maior ou menor facilidade que você tenha para desenvolver essa ou aquela habilidade e de sua própria disponibilidade, o tempo para a conquista de uma Especialidade pode variar bastante, assim como não existe nenhuma limitação para o número de Especialidades que você pode conquistar.


Mesmo que você nunca tenha tido contato com um assunto, você pode escolhê-lo como tema para a conquista de mais uma Especialidade. Para tornar isso possível, os requisitos para a conquista de cada Especialidade foram estabelecidos pela UEB - União dos Escoteiros do Brasil em níveis progressivos, que não têm nenhuma relação com o Ramo em que você se encontra. Independente de você ser um lobinho ou uma lobinha, um escoteiro ou uma escoteira, um sênior ou uma guia, é o seu grau de conhecimento anterior sobre o assunto, bem como a profundidade com que você pretenda desenvolvê-la, que vai determinar em que Nível você vai conquistar uma Especialidade. Assim, se você ignora completamente o tema envolvido em uma Especialidade, mas deseja conquistá-la, você pode trabalhar, inicialmente, sobre os requisitos mais simples, isto é, aqueles que constituem a base de conhecimentos mínimos que você deve adquirir para conquistar tal Especialidade.


Um vez atendido esses requisitos, você terá conquistado a Especialidade no Nível 1, e poderá decidir depois se quer prosseguir no atendimento a outros requisitos da mesma Especialidade, para conquistar seu Nível 2, ou se a conquista do Nível 1 já foi suficiente para atender a sua expectativa. Por outro lado, se você já tem alguma intimidade com o assunto e se considera possuidor daqueles conhecimentos mínimos exigidos para a conquista do Nível 1 de uma Especialidade, você pode perseguir, logo de uma vez, requisitos mais avançados, que lhe permitam conquistar o Nível 2 da mesma Especialidade ou, até, seu Nível 3, independentemente do Ramo em que você se encontra.


Para facilitar o controle da sua progressão, o número dos requisitos fixados para a conquista decada Especialidade é, sempre, um múltiplo de três.
Um vez completado um terço desses requisitos, você terá conquistado o Nível 1; ao completar dois terços, você terá conquistado o Nível 2 e, finalmente, depois deatender à totalidade dos requisitos, você terá conquistado o Nível 3. E o melhor de tudo éque é você, em contato com o adulto que o estará ajudando em sua conquista, quem vai decidir a ordem em que os requisitos devem seratendidos. Como as Especialidades são conquistas que você alcançou por meio do seu esforço pessoal, você as conserva memso quando muda de Ramo.


"Um escotista não é um Dr.Sabe-Tudo !!"


Os escotistas da sua alcatéia ou da sua Tropa conhecem uma variedade muito grande de assuntos; afinal de contas, eles têm a responsabilidade de auxiliá-lo em seu desenvolvimento, e isso exige que eles se esforcem para conhecer muitas coisas.
Mas nenhum deles é o Dr.Sabe-Tudo, e há de chegar um momento em que você se interesse por uma Especialidade que seja desconhecida para todos eles. Da mesma maneira, pode acontecer que, mesmo que um deles domine o assunto que você elegeu para a conquista de uma Especialidade, nenhum deles tenha tempo disponível para orientá-lo em sua conquista. Nada disso impede que você seja atendido em seu desejo de conquistar uma Especialidade. Depois que você manifestar esse desejo, os escotistas saberão encontrar alguém, dentro ou fora do Movimento Escoteiro, que o oriente, como instrutor ou examinador da Especialidade.


As Especialidades permitem aprender, fazer e servir.


Quando você decide conquistar uma Especialidade é porque está disposto a reunir informações sobre um determinado assunto (aprender), a pôr em prática algumas habilidades relacionadas com o tema (fazer) ea prestar algum serviço onde possa aplicar esses conhecimentos e habilidades (servir).


Embora as Especialidades não se relacionem diretamente com a sua progressão pessoal, elas representam crescimento e, no Movimento Escoteiro:


Ser mais útil
Ser mais participante
Ser mais responsável




Os distintivos de Especialidades são bordados sob a forma de sextavado, com 4 cm de largura, com fundo em amarelo para o Nível 1, verde para o Nível 2 e grená para o Nível 3. Contém nome e o desenho correspondente a cada Especialidade, Ramo de Conhecimentos em marca d´água, e a denominação ESCOTISMO. Os distintivos de Especialidades correspondentes aos Ramos de Conhecimentos Habilidades Escoteiras e Serviços são usados na manga esquerda da camisa do uniforme ou traje escoteiro, sendo os demais usados na manga direita.


Veja alguns distintivos abaixo:


Os Ramos de Conhecimentos podem ser:


Ciências e Tecnologia
» Aeromodelismo (NOVA)
» Aprendiz de Planador (NOVA)
» Arqueologia
» Arquitetura
» Astronomia (ATUALIZADA)
» Comunicações (ATUALIZADA)
» Eletrônica
» Energia
» Engenharia
» Engenharia Sanitária (ATUALIZADA)
» Informática
» Meteorologia
» Mineralogia
» Oceanologia (ATUALIZADA)
» Química
» Técnica Aeronáutica
» Zoobotânica


Desportos
» Artes Marciais
» Canoagem (NOVA)
» Ciclismo
» Estudos Desportivos
» Excursões
» Ginástica
» Hipismo
» Mergulho Autônomo Amador
» Mergulho Livre
» Montanhismo
» Natação
» Patinação
» Pesca
» Prática Desportiva
» Vela (ATUALIZADA)
» Xadrez


Cultura
» Arte do Marinheiro
» Artes Cênicas
» Artes Gráficas
» Artesanato
» Coleções
» Cultura Brasileira
» Dança
» Dança Folclórica
» Estudos da Bíblia
» Fotografia
» Genealogia
» História Aeroespacial (NOVA)
» História Brasileira
» História da Salvação (EXCLUÍDA)
» História Local
» História Marítima (NOVA)
» Leis
» Leitura
» Literatura
» Música
» Oratória
» Plastimodelismo
» Tradições Indígenas
» Tradições


Habilidades Escoteiras
» Acampador
» Almoxarife
» Cidadão do Mundo
» Cozinheiro
» Grumete (NOVA)
» Pioneiria
» Rastreador
» Sapador


Serviços
» Administração
» Agricultura
» Alfabetização
» Animação da Fé (ATUALIZADA)
» Aqüicultura (NOVA)
» Babá
» Biblioteconomia
» Bolsa de Valores (NOVA)
» Carpintaria
» Cartografia (ATUALIZADA)
» Confeitaria
» Construção Civil
» Criação de Animais de Estimação
» Decoração
» Defesa Civil (ATUALIZADA)
» Encadernação
» Entrega de Mensagens
» Estilismo
» Etiqueta
» Faixa do Cidadão (NOVA)
» Horticultura
» Informações Turísticas
» Integração
» Internet
» Investigação
» Jornalismo
» Lides Campeiras
» Línguas
» Manutenção Elétrica
» Marcenaria (ATUALIZADA)
» Marinharia
» Mecânica Aérea (NOVA)
» Mecânica de Automóveis
» Mecânica de Motor de Popa (NOVA)
» Navegação Aérea (NOVA)
» Nutrição
» Observação Aérea (NOVA)
» Paisagismo
» Pinturas
» Prevenção ao Crime
» Prevenção de Incêndio (ATUALIZADA)
» Prevenção em Saúde
» Primeiros Socorros (ATUALIZADA)
» Produção de Laticínios
» Radioamadorismo (ATUALIZADA)
» Radioescuta (NOVA)
» Reparos Domésticos
» Reparos em Fibra (NOVA)
» Salvamento (ATUALIZADA)
» Secretariado
» Segurança no Trânsito
» Segurança
» Serralheria
» Sinalização (ATUALIZADA)
» Sobrevivência
» Topografia
» Vendas
» Vitrines


Guia de Especialidade Grupo Orion


Criando uma nova Especialidade.
Dissemos antes que você não precisa limitar seus interesses às Especialidades que já aparecem em nossa lista de Especialidades. Você pode criar outras, seguindo um roteiro simples:
-->> 1º passo: Identificando um interesse resultando em : nome da nova Especialidade e no seu enquadramento em um dos Ramos de conhecimentos.
-->> 2º passo: Definindo os requisitos. Uma pessoa que conheça o assunto poderá auxiliar a Alcatéia ou a Tropa a definir os requisitos. Não se esquecendo de que o número derequisitos deve ser um múltiplo de três.
-->> 3º passo: Conquistando a Especialidade. Depois de percorridos os 2 passos anteriores, está definida uma Especialidade de Seção e espera-se que você, como autor da proposta, seja o primeiro em sua Alcatéia ou em sua Trop a conquistar a nova Especialidade.
-->> 4º passo: Propondo a inclusão da Especialidade no Guia de Especialidades. Depois que você houver completado a conquista, pelo menos, do Nível 1 da Especialidade que você mesmo propôs, é hora de sugerir sua inclusão no Guia, de modo a permitir que, em outros pontos do Brasil, qualquer lobinho, lobinha, escoteiro, escoteira, sênior ou guia possa tirar proveito da sua idéia.


A conquista das Especialidades é reconhecida pela outorga de distintivos e certificados.










Insígnias
Cruzeiro do Sul
Aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional, ao lobinho especialmente recomendado pelos escotistas da Alcatéia que possuir, no mínimo, 5 (cinco) Especialidades, distribuídas entre pelo menos três (3) Ramos de Conhecimentos; a Insígnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer de suas Etapas; tenha participado de, no mínimo, três atividades ao ar livre com pernoite (acampamento ou acantonamento) com sua Alcatéia; ter participado de uma boa ação coletiva com sua Alcatéia; e saiba como se orientar pelo Cruzeiro do Sul. É um distintivo quadrado de tecido azul marinho, com 4 cm de lado, dentro do qual está bordado um círculo amarelo com 3,5 cm de diâmetro, debruado em amarelo, tendo ao centro o Cruzeiro do Sul, também bordado em amarelo, usado acima do bolso esquerdo da camisa, acima das estrelas de atividade. Este distintivo pode ser usado até o jovem conquistar o distintivo Lis de Ouro, ou, caso isto não aconteça, até sua saída do Ramo Escoteiro. Usado acima das estrelas de atividade, em cima do bolso esquerdo.
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Escoteiro Lis-de-Ouro
Aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional, ao escoteiro especialmente recomendado pelos escotistas e pela Corte de Honra de sua Tropa; portador do Cordão de Eficiência Vermelho e Branco; que possuir a Insígnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer de suas Etapas; que possuir, entre as Especialidades conquistadas, um mínimo de 3 (três) do Ramo de Conhecimentos SERVIÇOS, pelo menos no Nível 2; e participar de um PROJETO, sozinho ou com sua patrulha, nas seguintes condições:


Cujo conteúdo seja resultado de uma necessidade apresentada por sua comunidade próxima (Tropa, Grupo, Bairro, etc.); que seja desenvolvido seguindo todas as etapas de diagnóstico, organização, execução e avaliação; com acompanhamento de um adulto aprovado pela Chefia de Tropa; cuja execução ocupe um período mínimo de 3 meses de duração; que seja aprovado pela Corte de Honra de sua Tropa, cujo conteúdo esteja relacionado a uma das áreas seguintes: Ciência e Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente, Cultura e Artes, e Paz e Compreensão; e que seja apresentado relatório final com todos os dados e resultados do projeto. É um distintivo em forma de elipse, com eixos horizontal e vertical medindo, respectivamente, 5 cm e 6 cm, debruada em ouro, bordado sobre tecido azul; o interior da elipse é ocupado pelo emblema da UEB, também bordado em ouro sobre fundo azul, usado na manga esquerda da camisa. Este distintivo pode ser usado até o jovem conquistar o distintivo Escoteiro da Pátria ou, caso isto não aconteça, até sua saída do Ramo Sênior.
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Escoteiro da Pátria
Aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional, ao sênior especialmente recomendado pelos Escotistas e pela Corte de Honra de sua Tropa; portador do Cordão Dourado; que possuir pelo menos uma Especialidade em cada Ramo de Conhecimento; pelo menos 4 (quatro) do Ramo de Conhecimentos SERVIÇOS, todas no Nível 3; e participar de um PROJETO, sozinho, com sua patrulha ou equipe de interesse, nas seguintes condições cujo conteúdo seja resultado de uma necessidade apresentada por uma comunidade diferente da sua; que seja desenvolvido seguindo todas as etapas de diagnóstico, organização, execução e avaliação; com acompanhamento de um adulto aprovado pelo Chefe de Tropa; cuja execução ocupe um período mínimo de 4 meses de duração; que seja aprovado pela Assembléia de sua Tropa, cujo conteúdo esteja relacionado a uma das Prioridades do Milênio definidas pela Organização das Nações Unidas; e que seja apresentado relatório final com todos os dados e resultados do projeto.
São Prioridades do Milênio:
Objetivo 1 • Erradicar a extrema pobreza e a fome;
Objetivo 2 • Atingir o ensino básico universal;
Objetivo 3 • Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
Objetivo 4 • Reduzir a mortalidade na infância;
Objetivo 5 • Melhorar a saúde materna;
Objetivo 6 • Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;
Objetivo 7 • Garantir a sustentabilidade ambiental;
Objetivo 8 • Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.


É um distintivo em forma de elipse, com eixos horizontal e vertical medindo, respectivamente, 5 cm e 6 cm, debruada em ouro, bordada sobre tecido verde; o interior da elipse é ocupado pelas Armas da República, bordadas em ouro e prata sobre fundo verde, usado na manga direita da camisa. Este distintivo pode ser usado até o jovem conquistar a Insígnia de B-P ou, caso isto não aconteça, até sua saída do Ramo Pioneiro.
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Insígnia de B-P
Aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional, ao pioneiro portador da Insígnia de Cidadania ou da Insígnia Pioneira e especialmente recomendado pelos Mestres Pioneiros e pelo Conselho de Clã; é um distintivo em forma de elipse, com eixos horizontal e vertical medindo, respectivamente, 3 cm e 5 cm, com cercadura bordada em vermelho sobre tecido cinza, tendo ao centro o contorno da flor-de-lis, bordado em verde, ladeado pelas letras "B" e "P", bordadas em amarelo, usado acima do bolso direito da camisa. Os pioneiros que o conquistarem poderão usá-lo até a saída do Ramo.
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Insignia Naval
Concedida pela Diretoria de Nível Local, por proposta dos Escotistas da Seção, ao sênior especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir a Insígnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer das suas Etapas e, pelo menos, 8 (oito) Especialidades, sendo obrigatórias as de Excursões, Primeiros Socorros e uma outra relacionada com a Modalidade do Mar, essas três no Nível 3. O distintivo a ser usado até o jovem conquistar do Cordão Dourado ou deixar o Ramo Sênior é um distintivo circular com 3 cm de diâmetro, com cercadura, tendo ao centro uma roda de leme com as pontas lanceadas, indicando os oito pontos cardeais e colaterais da rosa-dos-ventos; o norte é marcado por uma pequena flor-de-lis; entre os pontos cardeais e colaterais, pequenos triângulos indicam os pontos subcolaterais; bordado em ouro sobre azul marinho; é usado acima do distintivo anual.
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CONSERVACIONISMO
A melhor sugestão, segundo a União dos Escoteiros do Brasil para se tirar as insígnias é:


» Etapa Marrom


1- TOMAR PARTE, DE PREFERÊNCIA EM UM GRUPO, EM DOIS PROJETOS, TAIS COMO:
- Limpar um arroio, valo ou vertente de água natural.
- Fazer, colocar e manter, uma caixa para ninho de pássaros.
- Tomar parte em um trabalho coletivo de observação da Natureza, fazendo desenhos e expondo na sede.
- Preparar um trajeto natural ou uma competição do tipo "Roteiro Ecológico", na sua Seção, desenvolvendo posteriormente o projeto.
- Escolher um animal selvagem, árvore, pássaro ou peixe, descobrir tudo o que puder sobre ele e fazer um relatório do trabalho com desenhos, fixando-os em cartolina na parede da sede.
- Visitar um Jardim Botânico, ou Jardim Zoológico, ou Parque Natural, ou Museu de História Natural e ver um filme sobre animais ou plantas. Relatar todas as observações, ilustrando o relato com desenhos, e apresentá-lo à sua Seção.
- Possuir um mascote e velar por ele cuidadosamente. Manter anotações sobre a conduta do mascote, de seus costumes de alimentação e dos cuidados a ele dispensados. Reconhecer e saber como tratar suas enfermidades mais comuns, e os cuidados especiais de que possam necessitar seus filhotes.


Obs: Não manter em cativeiro animais selvagens, a título de mascotes, por que eles tem poucas chances de sobreviver; seguem-se alguns exemplos de animais que podem ser mantidos como mascotes, se tratados com os devidos cuidados: Porquinho-da-Índia, coelho, gato, cão, pombo, ovelha e algumas espécies de aves, de acordo com informações locais.


2- FAZER UMA EXPEDIÇÃO AO CAMPO, COM SUA EQUIPE, PARA:
- Encontrar alguns exemplos de como o homem tem danificado a natureza e de como o homem contribui para melhorá-la
- Escrever algumas regras sobre o comportamento no campo ( um código de campo ), e demonstrar o que tem feito para cumprí-las.


3- FAZER UM DOS SEGUINTES TRABALHOS, APRESENTANDO RELATÓRIO À SUA SEÇÃO:
- Descobrir um animal, pássaro, planta ou peixe que esteja em extinção ou ameaçado de extinção em nosso país, investigando o que se poderia fazer para salvá-lo
- Descobrir que espécies de plantas ou animais estão em maior perigo de extinção no mundo, o que se poderia fazer para tentar salvá-las, e verificar se você, pessoalmente, poderia tomar alguma providência concreta para isso, procurando chamar a atenção de outros jovens de sua idade e adultos, por maio de palestras, cartazes, reuniões no colégio e na comunidade onde resida.


4- EM CONJUNTO COM SEU GRUPO DE TRABALHO, PESQUISAR SOBRE UM DOS SEGUINTES PROCESSOS NATURAIS, PREPARANDO CARTAZES PARA EXPOSIÇÕES SOBRE O ASSUNTO, NO GRUPO OU NO COLÉGIO:
- Observar o desenvolvimento de uma planta, de uma borboleta, ou de um sapo e relatar este desenvolvimento, acompanhado de desenhos, fotografias, ilustrações de livros, etc.
- Levar a cabo, com sua equipe de trabalho, uma experiência que demonstre o perigo da erosão do solo ou os efeitos produzidos pela contaminação da água ou do ar.
- Demonstrar um dos fenômenos naturais seguintes:
- Como a água se eleva através da terra e umedece o solo ( ação capilar ).
- A existência do oxigênio no ar
- Como as plantas produzem oxigênio


5- MELHORAR O AMBIENTE DO LOCAL DA SUA RESIDÊNCIA, TRABALHO OU ESTUDO, PLANTANDO ÁRVORES, GRAMA ( EM ÁREAS NUAS OU A DESCOBERTO ) OU SEMEANDO FLORES E FOLHAGENS ( EM FLOREIRAS, SEMENTEIRAS OU JARDINS INTERIORES ) E PROMOVER UMA VINDA DE SUA SEÇÃO AO AMBIENTE MELHORADO.
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CONSERVACIONISMO


A melhor sugestão, segundo a União dos Escoteiros do Brasil para se tirar as insígnias é:


» Etapa Verde


1- REALIZAR DUAS DAS SEGUINTES ATIVIDADES:
- Juntamente com outros membros da equipe, pesquisar as causas dos seguintes problemas, elaborando um relatório ilustrado de suas conclusões, para apresentação a sua Seção:
- Contaminação da água, e
- Erosão do solo
- Preparar, para distribuição entre excursionistas e campistas, uma lista de orientações sobre o que se deve fazer, em um camping. para evitar a contaminação e destruição dos aspectos naturais do local;
- Descrever, explicar e ilustrar o Ciclo Geral do Oxigênio, fazendo uma exposição detalhada para os demais membros de sua Seção, sua classe de aula ou aos jovens de seu bairro, procurando interessá-los no assunto;
- Levar a cabo um estudo de plantas e animais, preparando um relatório dos que estão em vias de extinção, destacando a região do país em que isso se verifica e as causas do fenômeno; o estudo pode incluir trabalhos de campo e outras formas de pesquisa.


2- REALIZAR INDIVIDUALMENTE DUAS DAS SEGUINTES ATIVIDADES:
- Recolher água lodosa de um arroio ou riacho em movimento, em um recipiente transparente de boca larga, e deixar em repouso por seis horas; observar a quantidade de sedimentos que se acumularam no fundo e discorrer sobre a procedência do sedimento e porque ocorre esse fenômeno.
- Demonstrar, por meio de uma experiência, como se perde a terra com o vento, as chuvas e o seu mau uso pelo homem, e como se pode evitar que ocorram os fenômenos da desagregação e da erosão.
- Realizar o estudo de um bom solo, se possível com o auxílio de um especialista, fazendo desenhos e esquemas e apresentá-los à sua Seção.
- Demonstrar à sua Seção, por meio de uma experiência, os efeitos da qualidade do solo sobre o desenvolvimento de uma semente.
- Demonstrar o efeito do excesso de gases poluentes na atmosfera
- Manter, durante um mês, um registro diário do clima, gerando um boletim meteorológico que inclua: chuvas, sol, nuvens, temperatura, umidade do ar, direção e velocidade dos ventos, etc.
- Fazer um diagrama completo do Ciclo da Água, explicando o significado dos seguintes termos: precipitação, derramamento, evaporação, condensação e lençol freático.
- Estimular, nas atividades da Seção e em sua casa, o uso de produtos de limpeza biodegradáveis, explicando como atuam esses produtos e a importância de sua utilização.


3- COMO MEMBRO DE UMA EQUIPE, EXECUTAR DUAS DAS SEGUINTES ATIVIDADES:
- Selecionar um caminho natural, em região de mata, e conservá-lo durante um período não inferior a um mês.
- Fazer arranjos práticos para a alimentação de aves e outros animais silvestres em seu habitat natural.
- Fazer, manter e cuidar de um reservatório ou proteção para peixes, pássaros ou anfíbios.
- Construir um refúgio de observação da natureza; usá-lo e apresentar relatório de suas observações.
- Realizar, sob a orientação de um especialista, um trabalho de poda e cirurgia vegetal em local apropriado e na época adequada.
- Planejar e realizar, com sua equipe, uma campanha sobre o lixo ou resíduos industriais, esclarecendo os colegas do colégio ou os vizinhos de bairo sobre medidas para evitar desperdícios.


4- PARTICIPAR DE UM PROJETO LOCAL, NACIONAL OU INTERNACIONAL, QUE TENHA POR OBJETIVO MELHORAR O MEIO AMBIENTE, APRESENTANDO RELATÓRIO DESCRITIVO DAS DIVERSAS FASES QUE PERMITA A AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS.
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CONSERVACIONISMO


A melhor sugestão, segundo a União dos Escoteiros do Brasil para se tirar as insíginas é:


» Etapa Azul


1- Participar, com a equipe, de uma discussão com os escotistas, e com especialistas no assunto, sobre o que constitui o meio ambiente natural, e o efeito da ação do homem sobre ele, destacando como tal ação está prejudicando o equilíbrio da natureza, e o que se pode fazer para restabelecer o equilíbrio ecológico.


2- Tomar parte em pelo menos duas atividades que tenham algo a ver com o meio ambiente, em cooperação com outras entidades e instituições conservacionistas; a tarefa deverá incluir o estudo atual de um problema ambiental, suas causas e suas possíveis soluções, e a apresentação à sua Seção de um relato do trabalho de campo realizado, ilustrado com fotografias, mapas, diagramas ou outro material visual.


3- Familiarizar-se com alguns dos principais aspectos relacionados com o meio ambiente, tais como:
- Significado de termos como: Ecologia, conservação, cadeia alimentar, biócitos, reciclagem, fotossíntese, materiais orgânicos e inorgânicos, biodegradáveis, húmus, material não-renovável, nicho ecológico e outros.
- Os efeitos do fogo, do desmatamento, da erosão pluvial e eólica, da contaminação das águas correntes, da poluição do ar e da ação do homem sobre a vida silvestre.
- Causas das inundações e seus métodos para controle, regime de chuvas, mananciais hídricos, lençol freático.
- Efeitos da extinção de algumas espécies animais ou vegetais sobre o equilíbrio ecológico.
- Benefícios para o meio ambiente decorrentes da atuação dos animais de rapina; prejuízos e benefícios decorrentes do uso de inseticidas nas lavouras.
- As atividades de caça realizadas pelo homem e pelos animais: diferenças das finalidades e dos efeitos


4- Realizar duas das tarefas abaixo:
- Organizar uma listagem de entidades conservacionistas que atuam no país e no exterior, mantendo contato com duas delas e expondo à sua Seção o resultado desses contatos.
- Assinalar em um planisfério a localização das áreas das maiores reservas naturais; no mapa do Brasil, assinalar os parques nacionais e explicar à sua Seção as razões que levaram à sua criação.
- Demonstrar que conhece a legislação brasileira relacionada com a preservação ambiental; por meio de pesquisa efetuada em literatura especializada, apresentar à sua Seção um estudo comparativo entre a legislação brasileira e aquela adotada em outros países.
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RADIOESCOTISMO


» Etapas
A Insígnia de Rádio Escotismo é utilizada por membros adultos e juvenis da UEB que atendam aos seguintes requisitos:


a) apresentar a Licença de sua estação de Radioamador, expedida pelo órgão oficial competente;
b) comprovar que cumpre as obrigações legais vigentes para esse serviço;
c) programar e utilizar sua Estação de Radioamador como suporte de comunicação com a Sede do seu Grupo durante uma atividade de campo, apresentando relatório;
d) ter participado ativamente de um Jamboree no Ar, apresentando os LOGs de sua Estação;
e) incluir o emblema do Rádio Escotismo (Radio Scouting) no seu cartão QSL; e
f) enviar ao Escritório Nacional o cartão QSL e os dados completos de sua Estação, incluíndo: indicativo de chamada, nome completo do operador, número de Registro na UEB, endereço, CEP, cidade, e unidade da Federação; nome, numeral e endereço completo do Grupo Escoteiro a que pertencer; incluir, quando houver, DDD, telefone, fax, endereço para Packet e e-mail na Internet.


» Informações
A Insígnia de Rádio Escotismo é circular, com 6,2 cm de diâmetro, com o logotipo mundial RADIO SCOUTING bordado em branco sobre um fundo roxo, e deverá ser usada acima do bolso direito da camisa, centralizada em relação ao bolso, acima dos demais distintivos que ocupam essa posição.
Atendidas as exigências estabelecidas, a autorização para uso da Insígnia de Rádio Escotismo será concedida:
- ao membro juvenil: pela Diretoria do Grupo, po proposta do Chefe de Seção; e
- ao adulto: pela Diretoria do nível em que atua, po proposta do interessado


Fonte: P.O.R. - 1998
Regra 164-I
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Insígnia de Modalidade: Insígnia de Aeronauta
Concedida pela Diretoria de Nível Local, por proposta dos Escotistas da Seção, ao sênior especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir a Insígnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer das suas Etapas e, pelo menos, 8 (oito) Especialidades, sendo obrigatórias as de Excursões, Primeiros Socorros e uma outra relacionada com a Modalidade do Ar, essas três no Nível 3. O distintivo a ser usado até o jovem conquistar do Cordão Dourado ou deixar o Ramo Sênior, é um distintivo circular com 3 cm de diâmetro, com cercadura, tendo ao centro um hélice alado e, sobreposta a este, uma flor-de-lis; bordado em prata sobre fundo azul; é usado acima do distintivo anual.
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Insígnia de Modalidade - Correia de Mateiro - uso ramo sênior


Concedida pela Diretoria de Nível Local, por proposta dos Escotistas da Seção, ao sênior especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa, que possuir a Insígnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer das suas Etapas e, pelo menos, 8 (oito) Especialidades, sendo obrigatórias as de Excursões, Primeiros Socorros e uma outra relacionada com a Modalidade Básica, essas três no Nível 3. O distintivo a ser usado até o jovem conquistar o Cordão Dourado ou deixar o Ramo Sênior, pode ser um dos seguintes:
a) Uma trança de couro de três pernas, cada uma com 5 mm de largura, posta em volta do ombro direito com a ponta presa por baixo da portinhola do bolso direito da camisa, não podendo ser usada simultaneamente com qualquer outro cordão que ocupe a mesma posição; ou
b) Um retângulo de tecido branco, com 9,5 cm de comprimento e 2,5 cm de altura, sobre o qual está bordado, a 0,3 cm de suas extremidades, direita e esquerda, um retângulo debruado em grená; tocando seus extremos, uma listra horizontal, central, de 1,0 cm de largura, marrom. O distintivo deve ser fixado à portinhola do bolso direito de sua camisa, em posição centralizada.
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Insígnia Pioneira - uso ramo pioneiro
Usada ao lado da Insígnia de Cidadania, se for o caso, até a conquista da Insígnia de B-P ou a saída do Ramo Pioneiro.



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Insígnia de Cidadania - uso ramo pioneiro
Usada ao lado da Insígnia Pioneira, se for o caso, até a conquista da Insígnia de B-P ou a saída do Ramo Pioneiro.

Aprender Fazendo